A  COMPETÊNCIA GERENCIAL DE LIDERANÇA 
UM DIFERENCIAL COMPETITIVO

Claudia Patricia Silvério Fragas Guimarães

 

 

 

As mudanças que nossas organizações vem vivenciando desde a década passada, com a abertura de mercado advinda do processo da globalização e a própria era digital, têm demandando a necessidade de rápidas reformulações no contexto empresarial, nos estilos de gestão e nos perfis profissionais, mediante tal realidade.

As exigências desse ambiente complexo e com situações imprevisíveis têm gerado a necessidade das organizações repensarem em seus negócios e no perfil de competências de seus talentos.

Partindo dessa premissa é necessário que as organizações revejam suas estratégias e metas vitais para sustentação e sobrevivência frente aos desafios impostos por seus concorrentes.

Um ponto a ser observado nesse contexto turbulento diz respeito aos níveis de investimentos a serem efetivados, por parte das empresas, no aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências estratégicas no segmento gerencial.

Considerando o cenário apresentado de inevitáveis mudanças e desafios, torna-se condição sinequanon que as organizações busquem estar de prontidão e preparadas, focando em novas tecnologias, como na preparação e desenvolvimento das pessoas quanto ao perfil de competências requerido para o seu tipo de negócio.

Neste artigo nossa proposta consiste em estar discutindo sobre a importância da realização de investimentos na competência gerencial Liderança. Esta competência é o principal elo de ligação entre gerentes e colaboradores das organizações.

A liderança é a competência que mais influencia nos resultados gerenciais dentro das organizações, pois ela está diretamente vinculada à habilidade gerencial na condução de questões que envolvem o relacionamento humano e influências diversas na equipe de colaboradores.

Quanto mais bem sucedida a performance da liderança, mais se produzirão ambientes motivados, produtivos e de alta qualidade, pois é através dos estímulos emanados do líder que, efetivamente, se chega à excelência.

 

O líder competente possui habilidade para influenciar o comportamento de sua equipe e tais comportamentos estarão diretamente ligados ao que realmente se espera da atuação das pessoas na organização: resultados positivos crescentes.

A compreensão de que é através das pessoas que as organizações efetivamente conseguem gerar lucros e riquezas, é que levará os executivos a investirem na atualização, preparação e desenvolvimento das competências de suas lideranças, tornando-as cada dia mais fortalecidas e preparadas para estimular os potenciais de seus colaboradores a gerarem os devidos resultados, o que certamente a diferenciará dos demais concorrentes.

É preciso, ainda, entender que é imprescindível e inadiável que as organizações venham adotar estilos fortes e estratégicos de lideranças, capazes de gerir as organizações com as pessoas, acreditando que investir na preparação e no desenvolvimento de profissionais que estão posicionados em postos de gerências, os tornarão mais eficazes e competentes.

Cabe aos executivos viabilizarem os devidos incentivos para que seus líderes venham conhecer os múltiplos papéis da liderança no contexto organizacional, os tipos de comportamentos inerentes, ações que norteiam o perfil de competências gerenciais, a real dimensão e a importância de suas atuações para a devida obtenção dos resultados almejados pela corporação.

 

É de grande valia para a saúde da organização e para a qualidade de vida das pessoas que nela colaboram que seus líderes estejam aptos e devidamente preparados para exercerem seus papéis e desenvolverem o devido cumprimento de suas missões enquanto gestores de pessoas.

 

Claudia Patricia Silvério Fragas Guimarães
Consultora Empresarial em Gestão de Pessoas

patricia.consultan@terra.com.br